O lambe-lambe é uma técnica de grafite que tem o mesmo nome de uma técnica de fotografia utilizado antigamente. Esta técnica é uma vertente da arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana com o intuitos que vão desde a simples transmissão de ideias e pensamentos, divulgação de artes a protestos elaborados através de imagens e textos.
Segundo o documentário "Cola de Farinha" os cartazes de Lambe-Lambe começaram a serem difundidos em 1454 (Época do Renascimento) por Saint Fleur, sendo seguido por Toulouse Lautree, que retratava o sub mundo de paris e sua boemia, em 1917 os russos começaram a produzir cartazes o que foi copiado pelo nazismo utilizando-se também desta técnica.
No Brasil o lambe-lambe teve uma importância muito grande na época da ditadura militar tanto por parte da resistência como pela polícia que os utilizava para caçar bandidos e consequentemente procurados pelo regime militar."
Hoje, quando falamos em arte urbana, é impossível não falar de Lambe-Lambe e sua importância para a disseminação de ideias - Comunicar!
Veja o documentário "Cola de Farinha" abaixo: Você poderá compreender bastante sobre as técnicas e utilizações desta arte urbana.
Lambe-lambe refletindo sobre a água que nos falta em São Paulo (peixinho BEN) nadando fora dágua, e (Mostra sua cara) refletindo sobre nossas diversas máscaras. |
Veja o documentário "Cola de Farinha" abaixo: Você poderá compreender bastante sobre as técnicas e utilizações desta arte urbana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário